Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

9 Dicas para ter uma Horta Saudável e Produtiva

9 Dicas para ter uma Horta Saudável e Produtiva

 

Prevenir é melhor que remediar!

Bem dizem nossas mães e avós, e é exatamente o que devemos fazer com nossas hortas. Plantas saudáveis darão menos espaço para pragas e doenças surgirem e produzirão mais e melhor, por isso, precisamos ficar atentos a essas dicas de cuidados diários básicos:

1. Adubação orgânica

É do solo que a planta retira os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Ter um solo saudável fará com que suas plantas sejam fortes e vigorosas. Um solo com desequilíbrio de nutrientes enfraquecerá suas plantas e trará dificuldades para elas se defenderem de pragas e doenças. Nós recomendamos que a adubação seja feita com adubos orgânicos, como húmus de minhoca, torta de mamona, bokashi e farinha de ossos. Isso porque esses tipos de adubo fornecem uma nutrição mais constante que os fertilizantes químicos, evitando os picos de sobrenutrição e vales de subnutrição que deixam as plantas mais sujeitas a pragas e doenças. Lembre-se que cada planta tem necessidades e reações específicas, portanto conheça bem suas plantas para evitar faltas e excessos.

 

2. Irrigação na medida certa

A irrigação é muito importante e, talvez uma das coisas mais difíceis de acertar quando temos pouca experiência. A rega principal deve ser feita, de preferência, nas primeiras horas da manhã, antes de bater Sol direto nas plantas e no solo, para garantir que elas tenham hidratação suficiente durante o dia. Já a rega complementar, se necessária, deve ser feita no final do dia, pouco antes do pôr-do-Sol. Além disso, costuma ser melhor irrigar apenas o solo ou substrato, sem molhar as folhas, que podem murchar, apodrecer, desenvolver fungos ou até atrair insetos e outras pragas. Deixe para regar as folhas apenas quando estiver muito quente ou uma vez por semana para limpá-las.

Preste atenção às necessidades de cada planta, observe e toque o solo para saber com que frequência precisará regá-las. Raízes secas definham e morrem, mas raízes encharcadas apodrecem e morrem também. Garanta que há boa drenagem (principalmente em vasos) e evite regar em excesso. Se o solo estiver úmido a rega pode esperar.

 

3. Luminosidade adequada

A maioria das plantas da horta requer de 4 a 6 horas de Sol diariamente. Caso a demanda mínima de sol não seja atendida a planta não fará fotossíntese suficiente. Isso fará com que ela enfraqueça, se desenvolva pouco, diminua a produção de óleos essenciais e perca parte de suas defesas. Aqui no hemisfério Sul, sempre busque plantar na face Norte de sua residência, porque nela o foto-período é maior. As faces Nordeste, Noroeste e até mesmo as faces Leste e Oeste também podem ser adequadas. É essencial, contudo, não plantar mais ao Sul do que isso.

 

4. Poda cuidadosa

A poda é uma oportunidade excelente para ajudar as plantas a se renovarem e fortalecerem. Prova disso são as plantas que quando não são podadas de acordo com suas necessidades produzem frutos e folhas menores, menos saborosos, aromáticos e bonitos. Quando você poda uma planta, ela aproveita melhor a energia que produz para se fortalecer e tem mais chances de se defender de pragas e doenças. Não deixe de usufruir de sua horta, use seus manjericões, cebolinhas, coma seus morangos, afinal é para isso que os temos bem pertinho em nossas casas!

 

5. Limpeza e atenção

A manutenção da horta é fundamental para mantê-la saudável. Verifique regularmente os caules, folhas e frutos (caso haja) de suas plantas. Se houver plantas dominadas por pragas o melhor é retirá-las e renovar o solo para iniciar nova plantação. As plantas infectadas devem ser descartadas e de maneira alguma podem ser usadas como compostagem. Se você estiver trabalhando em uma planta infectada limpe suas ferramentas antes de passar para a próxima planta. Além disso, na maioria dos casos costuma ser aconselhado podar as partes doentes, mortas ou apodrecidas para evitar contaminação, enfraquecimento e o aparecimento de pragas e doenças.

 

6. Intercalação e rotação de culturas

Pragas e doenças são frequentemente específicas de uma planta. Assim, se você tiver plantas variadas, e devidamente intercaladas, sua horta fica melhor protegida contra a propagação desses problemas. Outra forma de se prevenir é fazer a rotação de culturas plantadas no solo pelo menos uma vez por ano.

 

7. Plantas repelentes e plantas atrativas

Algumas plantas podem ser plantadas nas extremidades de sua horta para repelir insetos e outras pragas ou portadores de doenças. Plantas como alecrim, alho e cebola produzem odor repulsivo a muitos insetos. Citronela e hortelã são repelentes naturais que também ajudarão a afastar os insetos indesejados. Já a capuchinha atrai insetos para ela afastando do resto da sua horta (além de ter uma flor comestível que fica muito bem com saladas).

 

8. Proteção do solo

Cubra a terra usando lonas plásticas, de pano ou cobertura morta como por exemplo folhas secas, palha ou casca de árvore. Assim, você ajuda a proteger o solo do ressecamento e da compactação e reduz a probabilidade do surgimento de diversas pragas e doenças. Além disso, melhora a saúde e qualidade da produção de plantas frutíferas rasteiras ao evitar o contato dos frutos com a terra.

 

9. Repelentes naturais

Não tenha receio de pulverizar as plantas de sua horta com repelentes naturais. Eles não contaminarão suas plantas e as ajudarão a se proteger contra pragas. Use óleo de nim diluído, infusão de citronela, pimenta ou cravo da Índia, por exemplo. Faça uma aplicação semanal após o pôr-do-Sol e lembre-se de também pulverizar o lado de baixo das folhas.

Preste atenção na sua horta e cuide dela com carinho e capricho que sempre terá bons frutos, flores e folhas para apreciar e saborear!

2 Comentários

  1. Dicas construtivas são sempre bem-vindos.

    • Obrigado por seu comentário, Marcus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This