Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Horta em Casa – Aprenda Como Começar!

Horta em Casa – Aprenda Como Começar!

 

Se você também adora cozinhar com alimentos frescos e sem veneno, usar temperos colhidos na hora, ter contato com a natureza e colocar as mãos na terra – mesmo que de luva – ter uma horta em casa será perfeito para você!

Mesmo se achar que não tem espaço suficiente em casa ou em seu apartamento, não se preocupe! A falta de espaço não é um problema difícil de contornar. Seguindo algumas dicas fáceis e com um pouco de imaginação, é possível ter uma horta em casa com temperos e ervas aromáticas e até mesmo alguns legumes e verduras fresquinhos.

Tipos de horta

Seja em jardins, canteiros, sacadas, varandas, áreas de serviço ou parapeitos de janela, você pode usar várias técnicas e materiais para aproveitar bem seu espaço e ter uma horta em casa! Usando vasos, canteiros, jardineiras, canos, garrafas, ou o que a imaginação trouxer, é possível ter uma boa variedade de plantas na sua horta. Para driblar quaisquer limitações de espaço, ou simplesmente para deixar o cantinho da sua horta mais bonito e atrativo, lembre-se que além de poder colocar os recipientes das plantas no chão, é possível colocá-los nas paredes, janelas, ou até mesmo deixá-los suspensos!

É possível encontrar em lojas especializadas muitas soluções inteligentes que ocupam pouquíssimo espaço. Mas é claro que também podemos usar a imaginação e colocar a mão na massa… ou melhor… na terra, criando hortas adaptadas ao espaço disponível e reutilizando materiais recicláveis.

Garrafas PET

Garrafas PET são há tempos objeto de discussão entre ambientalistas. O consumo de produtos distribuídos em garrafas PET no Brasil é gigantesco e elas levam até 100 anos para se decompor na natureza! Logo, se não forem recicladas, são ótimas candidatas para serem reutilizadas, mesmo que não como garrafas.

Para usar garrafas PET numa horta em casa vale dar asas à imaginação. Com elas é possível fazer muitas coisas, como o jardim suspenso da foto acima. Esse mesmo corte pode ser pregado direto na parede ou muro da sua casa.

Para plantas que crescem até 50 cm de altura como açafrão, cominho e manjerona, o recipiente pode ter até 20 cm de profundidade, sendo a garrafa PET perfeita quando usada na posição vertical e com o topo cortado.

Também é possível usá-la de ponta cabeça numa horta vertical ou suspensa. Nessa configuração, as raízes ficam para cima e a planta cresce para baixo. Isso é adequado para plantas como o tomateiro, que tem frutos muito pesados para a estrutura do caule e, sob condições normais, precisa ser amarrado a estacas para conseguir ficar em pé. Outra vantagem deste tipo de plantio é o fruto não tocar a terra, evitando proliferação de doenças e apodrecimento do mesmo.

Canos e Calhas

Foto Curbly no Pinterest

Os canos de PVC ou calhas são ótimas opções para hortas verticais ou suspensas, podendo ser usados nas paredes, no teto ou no chão. Use suporte para calhas, cordas ou linha de nylon para finalizar seu projeto. Opte por plantas de raízes rasas como alface, salsa e morango.

Floreiras

Floreira

Caso seu espaço seja ainda menor, que tal usar o parapeito da janela ou a grade da varanda para colocar uma floreira? Em uma floreira de 80 cm x 22 cm é possível plantar até três tipos de plantas. Algumas plantas que vivem bem juntas e podem ser plantadas em floreiras são alface e rabanete; repolho e endro (dill); coentro e ciboulette; salsa, cebolinha e coentro; repolho e cebolinha; e salsão e couve.

Painéis de feltro

Outra opção cada vez mais comum no mundo das hortas são os painéis de feltro que podem ser feitos em casa ou comprados em lojas de jardinagem. Nesse caso, o melhor é plantar cada planta num bolsinho, já que o espaço e profundidade não são muito grandes.

Vasos

horta

Foto Pixabay

Opções criativas e alternativas não faltam para se ter uma horta em casa. Mas o recipiente mais comum e confiável para hortas em locais pequenos continua sendo o bom e velho vasinho. Há vasos de diversos formatos, materiais, cores e tamanhos. Eles, inclusive, podem ter suporte para serem colocados em paredes, varandas ou outros lugares. Além disso, vasos podem ser facilmente movidos de um lugar a outro.

Espalhar alguns vasos pelos locais ensolarados da casa é uma boa opção para ter uma horta em espaço restrito. Os vasos também podem comportar mais de uma planta, dependendo do seu tamanho e de quão “amigável” uma planta é com a outra, valendo aqui as dicas dadas para o plantio em floreiras.

Algumas árvores frutíferas como as de limão, pitanga, jabuticaba, manga, laranja e goiaba também podem ser plantadas em vasos. Esses precisam ter pelo menos 15 litros e devem aumentar gradativamente de acordo com o crescimento da planta. Para ter boas frutas é essencial o acesso à luz do Sol constante e regas bem-feitas. Lembre-se que os vasos de frutíferas ficarão pesados e serão um pouco mais difíceis de mover. Faça um planejamento a longo prazo para eles e/ou coloque-os sobre uma base com rodinhas.

Escolha o local

Agora que já falamos de algumas opções de espaço para fazer uma horta em casa é preciso escolher o local ideal.

Para suas plantas crescerem saudáveis, é preciso expô-las ao sol de 4 a 6 horas por dia, preferencialmente pela manhã. Para que sua horta esteja exposta ao maior foto-período possível, ela deve ser posicionada na face Norte de sua residência. As faces Nordeste, Noroeste e até mesmo as faces Leste e Oeste também podem ser adequadas. É essencial, contudo, não plantar mais ao Sul do que isso, pois faltará luminosidade para o bom desenvolvimento da horta.

Fique atento ao vento no local onde colocará sua horta. Muitas plantas não resistem bem a ventos fortes ou constantes e podem ter seu crescimento prejudicado. Ter vasos que podem ser retirados do local com facilidade ou estufas podem ser boas soluções.

A maior parte de suas plantas precisará de rega diária. Observe as necessidades de cada planta para que não falte água e também para que não fiquem encharcadas. Todo e qualquer recipiente escolhido para sua horta em casa deverá ter boa drenagem para evitar o apodrecimento da raiz. Portanto, ao pensar no local, pense na facilidade de chegar com água e no escoamento necessário para a planta.

Juntos e misturados

A falta de espaço não significa necessariamente que você deverá escolher uma única verdura ou hortaliça para sua horta em casa. Algumas plantas vivem bem juntas no mesmo espaço e podem se ajudar e até ficar livres de pragas e doenças.
Pares de plantas como tomilho e orégano; tomilho limão e manjerona; brócolis e alecrim; salsão e couve-flor; tomate e manjericão; cenoura e cebola; espinafre e pimenta; couve-de-Bruxelas e tomilho vivem muito bem juntos.

Respeite o espaçamento entre as plantas e plante apenas a quantidade que o recipiente escolhido comportar. Assim, você evita que uma acabe competindo com a outra.

Fique atento às plantas antagônicas, que não vivem bem juntas e competem pelos mesmos recursos (água, luz e nutrientes).

Fique atento também às que possuem raízes invasoras. Plante salsinha, hortelã e melissa em vasos próprios e isolados.

Cuidados essenciais

Ter uma horta em casa traz o enorme benefício de preparar refeições com alimentos frescos e orgânicos. Como isso também requer atenção e cuidados diários, veja aqui 9 dicas que irão ajudar a manter sua horta saudável.

Agora que já sabemos que tipo de horta fazer e onde colocá-la, vamos aprender a escolher e preparar o vaso ideal.

2 Comentários

  1. Olá! Moro em uma casa com quintal grande e meu sonho é ter uma grande horta. Fiz um minhocário e Já fiz várias tentativas mas a horta nunca vai pra frente. Agora estamos começando tudo de novo. Iniciando a preparação do canteiro. Estou lendo todos os seus artigos. Obrigada!

    • Obrigado pelo comentário, Francielle! É muito legal saber dos seus planos. 🙂
      Também é muito bom saber que os artigos a estão ajudando e, pensando na experiência que você já tem, com certeza sua horta será um sucesso. Não deixa de compartilhar a evolução dela com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This