Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

O Que Plantar na Horta no Inverno?

O Que Plantar na Horta no Inverno?

Para que nossos hortas sejam sempre um sucesso é preciso ficar atento a muitas coisas, pequenos detalhes que fazem a diferença. Um deles é a época do ano mais apropriada para cada espécie. Ter uma horta no inverno requer cuidados especiais.

Algumas regiões do país tem o clima mais rigorosamente marcado, portanto, saber a hora certa de plantar pode garantir o sucesso ou não da sua horta.

No inverno as regiões Sul e Sudeste do Brasil estão sujeitas a frente frias, temperaturas baixas, e para alguns lugares até mesmo geadas. Já as regiões Norte, Nordeste e Central costumam sofrer com a baixa da temperatura, mas em menor escala que as regiões citadas primeiro.

Importante também notar se a permanência do sol no local que você irá plantar muda em determinadas épocas do ano. No meu caso, estamos em São Paulo e no inverno a minha varanda do quarto tem mais horas de sol na parte da manhã do que a varanda da sala que só pega sol na parte da tarde e em período bem curto.

Para começar você precisa se inteirar de como a sua região reage ao inverno. Se estiver em uma região onde há apenas uma pequena queda de temperatura, você provavelmente poderá plantar quase tudo destinado a essa época do ano. Se na sua região a queda de temperatura é brusca, há muito vento ou geadas é preciso ficar atento a quais plantas suportarão esse clima.

Busque lugares no seu quintal ou varanda em que as plantas possa ficar protegidas do vento. Você também pode improvisar uma estufa para ajudar a manter a temperatura e proteger suas plantas do vento. Vale tudo para manter a horta viva no inverno.

Para definir melhor o que plantar e quando, os pacotinhos de sementes que compramos nos mercados e lojas especializadas são um grande aliado. Não deixe de conferir essa informação no verso das embalagens.

Mas para ajudar aí vão algumas dicas do que já podemos plantar considerando cada região do país:

Região Sudeste: cenoura, couve, pimentão, pepino, salsa e beterraba.

Região Nordeste: Berinjela, tomate, coentro, pimentão, repolho, quiabo, abobrinha, abóbora, salsa e morango.

Região Sul: Salsão, alface, beterraba, mostarda, agrião, cebolinha e acelga.

Região Centro-Oeste: Tomate, berinjela, abobrinha, cenoura, espinafre, pepino, pimentão e rabanete.

Região Norte: Espinafre, abóbora, coentro, pepinos, pimentões, tomates e quiabo.

Aproveite as dicas e vamos colocar a mão na terra!!!

Boa Horta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This