Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Pão de Cenoura de Longa Fermentação

Pão de Cenoura de Longa Fermentação

Dificuldade: média

Tempo de Preparo: Aprox. 1h e 20 min. 

Tempo de Fermentação: 19hs

Serve 6 pessoas

Não vamos mentir. Esta não é uma receita rápida. Se você procura uma receita mais rápida, para comer ainda hoje, vá para esta outra receita aqui. Este Pão de Cenoura é o nosso tributo à panificação artesanal. Nosso estímulo para que você dê o primeiro passo nesta arte tão fascinante.

Nossa viagem, no Da Horta pra Panela, tem muito a ver com a busca de uma maior e melhor conexão com a comida. Plantando na nossa varanda, dificilmente poderíamos suprir toda a nossa demanda de alimentos. As condições climáticas e o espaço muitas vezes também não são ideais para conseguir os melhores resultados. Mas cada vez que comemos um vegetal colhido na nossa horta, muda nossa forma de nos relacionar com a comida.

É aquela história de que nossa geração cresceu habituada ao supermercado. Perdemos até mesmo uma mínima relação com o campo, através do feirante. Entender como cresce uma batata, uma cenoura, um pé de alface, muda completamente a nossa relação com estes ingredientes. Acredito ser isto que procuram cada vez mais pessoas que começam a sua horta.

Vejo uma profunda relação deste movimento, com o crescimento exponencial que a produção artesanal de alimentos tem tido no Brasil. É cada vez maior o número de pessoas que têm se dedicado à queijaria, à charcutaria e à panificação. Ou que simplesmente buscam consumir mais produtos artesanais.

A verdade é que qualquer um que tenha a curiosidade de ler os ingredientes de uma linguiça industrializada acaba percebendo que há algo de muito errado com certos “atalhos” e “artifícios” adotados pela indústria. E a alternativa pode estar dentro de casa.

Dentro deste espirito artesanal, faz sentido esperar um dia inteiro para provar uma deliciosa iguaria diretamente do forno de casa. Os resultados, garanto, compensam o trabalho e a espera.

É a longa fermentação que vai permitir que o pão de cenoura desenvolva, uma vez assado, perfumes extraordinários, enquanto a alta hidratação da massa permite obter um miolo suave, com bolhas bem formadas, além de uma crosta crocante.

Ingredientes para o pré-fermento

  • 150g de farinha de trigo
  • 1,5g de fermento biológico seco
  • 150g de água em temperatura ambiente

 

 

 

 

 

Ingredientes para o pão

  • 270g de cenoura (aproximadamente, 3 cenouras médias)
  • 10g de sal fino
  • 370g de farinha de trigo
  • 190g de água em temperatura ambiente
  • 1,5g de levedura de cerveja seca
  • 10g de azeite extravirgem

Para polvilhar 

50g de farinha de trigo

Preparo do Pão de Cenoura

Para preparar o pão de cenoura começaremos pelo preparo do pré-fermento. A utilização do pré-fermento permite o melhor desenvolvimento dos ácidos láticos decorrentes da fermentação, que darão ao pão mais aroma e sabor.

1. Em uma tigela misture a farinha e o fermento, adicione a água aos poucos mexendo com um garfo.

2. Mexa até obter uma pasta homogênea.

3. Quando chegar ao ponto da massa deixe-a descansar no forno, com a luz acesa, por 3 horas.

4. O pré-fermento deverá dobrar de volume.

5. Quando o pré-fermento estiver pronto, lave e descasque bem as cenouras. Ao final você deverá ter 245g de cenouras descascadas. Rale-as no lado mais largo do ralador e reserve.

6. Em outra tigela misture a farinha e o fermento em pó.

7. Despeje a massa fermentada e comece a amassar despejando a água lentamente.

8. Após obtenção de uma mistura homogênea, adicione o sal e o óleo e continue amassando.

9. Adicione, finalmente, a cenoura ralada e continue amassando até que a massa fique homogênea.

10. Cubra com um pano e deixe a massa descansar por cerca de dez minutos.

11. Pegue as pontas da massa e dobre juntando-as no centro da massa. Neste momento você não deve mais sovar a massa e nem amassar. Você deve simplesmente puxas as pontas da massa e fazer uma dobra em direção ao meio. Este processo ajudará a aumentar a resistência da malha glútinica, favorecendo a formação das bolhas.

Repita este processo a cada 10 minutos por 3 vezes. Sempre lembrando de cobrir a massa com um pano ao final do processo.

12. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa crescer na geladeira por 12 horas.

13. Ao final das 12 horas coloque a massa no forno apenas com a luz acesa por 2 horas. A massa deverá dobrar de tamanho.

14. Após este tempo, transfira a massa para uma superfície enfarinhada, com as mãos abra a massa puxando as laterais para fora. Mais uma vez, você não deverá amassar e nem sovar, sob pena de estragar o resultado da fermentação. apenas puxe as pontas da massa suficientemente para lhe dar a forma necessária.

15. Coloque a massa em uma forma de pão enfarinhada, cubra com um pano e deixe crescer no forno com a luz acesa por 1 hora e meia.

16. Cubra a forma com papel manteiga e transfira a massa para a assadeira ou para a pá, caso pretenda utilizar uma pedra refratária. O papel manteiga ajuda a transportar a massa sem grudar, mas só deve ser utilizado papel de boa qualidade. Caso contrário, o papel manteiga poderá grudar na massa. Na dúvida, melhor não usar o papel manteiga.

17. Pré-aqueça o forno a 240°. Ao ligar o forno, posicione uma vasilha onde será colocada água.

18. Leve o pão ao forno e preencha a vasilha, posicionada anteriormente com água fervendo. Isto servirá para manter a umidade do forno e da massa, permitindo o crescimento completo do pão antes de se formar a casca. O pão deverá assar por 40 a 50 minutos. Faltando 10 minutos para o fim do cozimento, retire a vasilha d’água e utilize uma colher de pau para deixar o forno entre-aberto, permitindo a saída de todo o vapor.

19. Retire o pão de cenoura do forno quando estiver dourado e deixe esfriar sobre uma grelha, para evitar que a evaporação murche a casca na parte inferior.

O seu Pão de Cenoura está pronto! Agora é só cortar e servir!

Pao de Cenoura-21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This