Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Xô, vampiro! Como plantar alho na sua horta

Xô, vampiro! Como plantar alho na sua horta

O alho (Allium sativum) é mais um ilustre membro do gênero Allium, o mesmo da cebola, da cebolinha e do alho-poró.

Seu sabor marcante e intenso lhe deram lugar nas cozinhas de todo o Mundo, mas também lhe renderam a repulsa de muitos (inclusive vampiros), a ponto de receber de alguns povos a pouco glamourosa alcunha de “rosa fétida”, graças a seu odor forte e picante.

Não há certeza quanto à sua origem, que, segundo estudos, poderia ser a Europa Mediterrânea ou, o que é mais provável, a região central e sudoeste da Ásia. Há que diga que, em tempos muito remotos, teria sido levado por tribos asiáticas nômades para o Egito, de onde teria sido distribuído para o resto do mundo.

O que se sabe é que o alho tinha papel central na culinária, na cultura e até mesmo na economia do antigo Egito. Assim como o sal, era utilizado como moeda graças à durabilidade e grande valor de mercado. Nesta época, 7 kg de alho seriam suficientes para adquirir um escravo.

Entre as propriedades mais úteis do alho, está a de espantar vampiros e bruxas! Brincadeiras à parte, é fato que ao longo de toda a história, diversos povos e culturas utilizaram o alho para espantar maus espíritos. Não é difícil entender como isto acontecia, já que pragas, pestes e epidemias eram frequentemente atribuídas à ira dos deuses ou a forças ocultas e o alho mostrava-se um remédio efetivos contra elas.

As propriedades terapêuticas do alho o tornaram parte relevante da dieta de navegadores, escravos, operários e soldados em momentos históricos tão distintos quanto o Egito e a Grécia antigos, o império romano, a Idade Média e as duas guerras mundiais (quando foi utilizado como anti-séptico e prevenção contra gangrena). Na Idade Média, médicos usavam máscaras embebidas de suco de alho para se proteger de infecções.

O conhecimento popular quanto às propriedades terapêuticas do alho tem sido progressivamente confirmado pela ciência, e incluem funções anti-séptica, antibiótica, repelente, entre outras, sendo utilizado como remédio caseiro para doenças variadas como gripe, dores arteriais, redução da preção arterial e muitos outros.

Na horta, o alho é de fácil cultivo em vasos, floreiras ou canteiros, pois tolera bem temperaturas baixas e resiste a muitas doenças, dada a camada de cera protege suas folhas estreitas e alongadas. Além disto, funciona muito bem como repelente de insetos e pragas.

Na panela, o alho revela-se muito versátil, sendo muito utilizado como tempero, e podendo ser consumido cru, refogado, assado ou cozido entre outras formas. Apesar de não ser comum, as folhas jovens, os escapos (caules das flores), as flores, os bulbilhos que surgem junto as flores e as sementes também são comestíveis.

Clique aqui para ver todas as nossas receitas com alho.

Variedades do alho

As variedade de alho encontradas no Brasil se diferem pela duração do ciclo, sendo ele: precoce, médio ou tardio, quantidade de dentes por cabeça e a necessidade de frio para se desenvolver. Na tabela abaixo, publicada pela EMBRAPA na Coleção Plantar de 1993, é possível conhecer e diferenciar as três variedade existentes.

CicloNomeMédia de dentes por cabeçaExigência de frio e dias longos
branco-mineiro20 a 25pequena
juréia20 a 25pequena
curto - 4 a 4,9 mesescajuru-precoce20 a 25pequena
peruano6 a 12pequena
cateto-roxo26 a 30pequena

Informações nutricionais

NUTRIENTES100 GRAMASNUTRIENTES100 GRAMAS
Energia (Kcal)149,00Riboflavina - B2 (mg)0,11
Proteína (g)6,36Niacina - B3 (mg)0,70
Lipídeos totais (g)0,50Equivalente de Niacina (mg)1,80
Carboidrato (g)33,06Piridoxina - B6 (mg)1,24
Fibra alimentar (g)2,10Cobalamina - B12 (µg)-
Cálcio (mg)181,00Folato (µg)3,00
Magnésio (mg)25,00Vitamina D - Calciferol (µg)-
Manganês (mg) 1,67Vitamina E - Total de Alpha-tocopherol (mg)0,01
Fósforo (mg)153,00Vitamina C (mg)31,20
Ferro (mg)1,70Colesterol (mg)-
Sódio (mg)17,00Ácidos graxos saturados (g)0,09
Potássio (mg)401,00Ácidos graxos monoinsaturados (g)0,01
Cobre (mg)0,30Ácidos graxos poliinsaturados (g)0,25
Zinco (mg)1,16Ácido graxo poliinsaturado 18:2 - Linoléico (g)0,02
Selênio (mcg)14,20Ácido graxo poliinsaturado 18:3 - Linolênico (g)0,02
Retinol (mcg)-Ácidos graxos trans total (g)-
Vitamina A - RAE (mcg)-Açúcar total (g)1,60
Tiamina - B1 (mg)0,20

Tabela de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil – Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-2009) – IBGE.

Benefícios do alho à saúde

Ao longo da história, o alho tem sido utilizado para tratar a bronquite, hipertensão (pressão arterial alta) , tuberculose, doenças do fígado, disenteria, flatulência, cólicas, vermes intestinais, reumatismo, diabetes e febres.

Muitas pessoas ligam os benefícios do alho à cura ou prevenção de doenças do sistema arterial e cardíaco, incluindo a aterosclerose (endurecimento das artérias), colesterol elevado, ataque cardíaco, doença cardíaca coronária e hipertensão. Além da prevenção de câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de estômago, câncer retal, e câncer de cólon.

Progressivamente, alguns desses benefícios têm sido comprovados pela ciência.

Um estudo feito na China pelo Jiangsu – Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças, testou mais de 5 mil pacientes, com e sem câncer de pulmão, e concluiu que o consumo de alho cru pode ter potencial de prevenir o câncer de pulmão.

Cientistas da Universidade Médica da Carolina do Sul comprovaram que o composto organossulfurado encontrado no alho é  eficaz na destruição de células em glioblastomas, um tipo de tumor cerebral fatal.

 Alguns estudos feitos na Inglaterra com pessoas saudáveis e mostraram que o consumo de uma dieta saudável, que inclui o alho, reduz as chances de a mulher desenvolver osteoartrite do quadril.

Estudos recentes também avaliam a relação do diallyl trisulfide, um componente do óleo de alho, com a proteção do coração em caso de ataque cardíacos. Cientistas acreditam que pessoas tratadas com o diallyl trisulfide tendem a ter menos danos na região em que o correu o ataque.

Outra descoberta relatada por cientistas americanos refere-se a utilização do alho para cura de resfriados. Eles relataram que o uso preventivo de alho pode diminuir a frequência de resfriados em adultos, mas não tem efeito sobre a duração dos sintomas.

Esperamos que mais estudos sejam feitos e que o alho continua provando ser um bem necessário em nossa vida.

Como cultivar alho

Plantar Alho

O alho é uma planta perene, cuja altura geralmente varia entre 50 e 70 cm, podendo atingir até 1,2 m. As raízes são relativamente rasas, mas devem ter espaço suficiente para se espalhar pelo solo. Por isto, recomenda-se a que os vasos ou canteiros utilizados, tenham, pelo menos, 50 cm de profundidade.

Apesar de ser uma planta perene, o consumo do bulbo (cabeça do alho) obriga o replantio a cada colheita.

O cultivo do alho é simples e não requer maiores cuidados, desde que se selecione uma variedade adequada à região em que será plantado. A maioria das variedades deve ser plantada no início da época fria do ano, para ser colhido no inicio do verão.

Como na grande maioria das regiões o inverno também é época de seca, será preciso cuidado com a irrigação, além de garantir um número suficiente de horas de Sol.

Escolha um local ensolarado, prepare a terra, separe dentes de alho e mãos a obra.

Como plantar alho

Solo

O solo deve ser bem drenado e abundante em matéria orgânica. Não são recomendados solos argilosos e arenosos, pois podem deformar os bulbos e dificultar a colheita. Os solos arenosos também retém pouca umidade e são pobres em nutrientes. Os solos vegetais ou turfosos são os mais indicados para o plantio de alho, desde que que bem drenados, de fácil irrigação e que possuam um pH quase neutro entre 6,5 e 7,0.

Clima

O alho se desenvolve melhor em temperaturas entre 13 ºC e 24 ºC, o que torna mais adequado para plantio nas regiões Sul e Sudeste, principalmente se durante o inverno a temperatura cair abaixo de 15 ºC. Isto  estimula um melhor desenvolvimento da cabeça do alho. Temperaturas acima de 30 ºC podem prejudicar o desenvolvimento do bulbo,  podendo até mesmo torná-los impróprios para o consumo.

Em geral o alho necessita de pouco frio no início do ciclo, menores temperaturas no meio do ciclo e dias longos ao final do seu crescimento. Plante o alho no outono para ser colhido no verão seguinte.

Plantar

Plantar AlhoO alho pode ser plantado através de sementes, mas o mais comum é plantar o próprio dente de alho.

Você pode plantar o dente de alho que compra na feira ou no supermercado para consumo próprio, mas o melhor é comprar “sementes” especificamente produzidas para o plantio em casas de jardinagem ou de horta. Assim você saberá a variedade de alho que está adquirindo, a melhor época e as condições de plantio.

Escolha dentes de alho em condições perfeitas, sem doenças, pragas, perfurações ou qualquer tipo de danificação, dê preferência por dentes do mesmo tamanho assim tem maior chances das plantas resultantes terem porte parecido.

Plante o alho diretamente no local definitivo para não prejudicar o crescimento do bulbo. O plantio pode ser feito em vasos ou no canteiro.

O vaso utilizado deve ter, no mínimo, 20 cm de altura por 20 cm de diâmetro. O ideal, no entanto, é escolher um vaso com 50 cm de profundidade para permitir que as raízes se espalhem pelo terreno. Se for plantar em uma jardineira ou canteiro deixe um espaço de no mínimo 10 cm entre uma planta e outra e 30 cm entre as fileiras. Quanto mais espaço houver, mais crescerão os bulbos.

Plante cada dente de alho a uma profundidade de 2,5 cm. É muito importante que, ao plantar o alho, a ponta do dente fique para cima e a parte plana para baixo. Cubra o dente com terra deixando a pontinha para fora.

Se estiver em uma área aberta com a presença de pássaros, cubra a nova plantação com tecido ou rede para impedir que pássaros puxem os dentes de acho do solo.

Época para plantio

O alho pode ser plantado na primavera em áreas de menos calor, porém para que os bulbos se desenvolvam melhor, maior e mais saborosos, dê preferência por fazer o plantio no outono e colher próximo ao verão. Nas áreas que recebem forte geadas plante de 6 a 8 semanas antes da temporada de geadas.

Na região Sudeste, o melhor é plantar de fevereiro a abril para colher de julho a outubro. No Sul do país, plante de março a julho e faça a colheita de julho a dezembro. Na região central do país plante de março a maio e colha de julho a outubro e no Nordeste plante de abril a maio e colha de julho a agosto.

Como cuidar do alho

Adubação

O alho deve ser adubado com matéria orgânica como esterco, composto orgânico, húmus de minhocas ou casca de arroz a cada 30 ou 60 dias após o surgimento da planta.

Por preferir crescer em solos mais ácidos – o  pH ideal do solo para o crescimento do alho é em torno de 6,5 –  é importante fazer a calagem, com a adição de cálcio ao solo, se necessário.

Irrigação

Deve-se irrigar sempre que a superfície do solo se apresentar seca. Além disto, é importante preparar um bom sistema de drenagem, pois os bulbos do alho não toleram  alagamento. 

Iluminação

Plante o alho em um local em que esteja a uma posição de pleno sol. O melhor é que seja iluminado de por pelo menos 6 horas ao dia. Assim receberá a luminosidade que precisa e diminuirá o risco de doenças.

Pragas e doenças

O alho funciona como um repelente natural de pragas e doenças na horta, afastando pragas como pulgões, formigas, cupins, moscas brancas, besouros, brocas, lagartas, lesmas e outros.

Mas nem tudo são flores e o alho também tem alguns inimigos. As doenças conhecidas como ferrugem e podridão podem ser um problema na época de frio. A ferrugem afeta as folhas e raízes deixando manchas amarelas e eventualmente afetando o bulbo, já a podridão branca faz com que as raízes e o bulbo se soltem do resto da planta levando a morte. A única forma de evitar que essas doenças voltem é fazendo rotação do local de plantio ou utilizando novo solo.

Tripes também podem ser um problema para sua horta de alho assim como para a horta de cebola, a melhor forma de combate-los é com placas adesivas atrativas.

Como e quando fazer a colheita do alho

Plantar AlhoO tempo até a colheita dependerá do tipo de alho plantado. No geral, a colheita deve ser feita quando as folhas começam a ficar amareladas e caem, como se estivessem amadurecendo, mas antes que as folhas fiquem completamente secas.

É preciso ficar atendo e ter certeza que o alho está no tempo de colheita e que as folhas estão amareladas pelo tempo e não por outro motivo, como por exemplo, em razão de doenças. Se fizer a colheita muito cedo os bulbos estarão imaturos e inadequados para serem consumidos.

Prepare-se com antecedência. Deve-se suspender a rega cerca de 20 dias antes da colheita. Para fazer a colheita use uma pá ou garfo de jardinagem e suspenda delicadamente o bulbo, com cuidado para não ferir o bulbo com a ferramenta. Tire a planta inteira do solo, limpe o bolbo a seco e coloque em um local arejado e com sombra para curar por duas semanas.

Quando os bulbos estiverem secos e com as raízes duras ele já estarão prontos para o consumo. Remova as folhas e as raízes e guarde os bulbos em local seco e arejado. Nestas condições o alho pode ser mantido por vários meses. A medida que o alho ficar mais seco o sabor se acentuará.

Reserve alguns dentes de alho de sua colheita para o próximo plantio.

Conservação do alho após a colheita

Os bulbos de alho devem ser armazenados em local seco e com pouca luz. Antes de armazena-los vocês pode deixá-los por um dia em um local quente e seco, de preferência ao lado de fora da casa, para que fiquem arejados e bem secos. Assim podem ser armazenados por até três meses.

Outra forma de armazenar o alho por mais tempo é através de conservas, é preciso ter cuidado na preparação para que o alho não fique muito forte ou concentrado, impossibilitando a utilização.

2 Comentários

  1. amei esse site,informações completas e de fácil entendimento.

  2. Perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This