Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Abobrinha Recheada

Abobrinha Recheada

Dificuldade: baixa

Tempo de Preparo: Aprox. 20 min.

Serve 3 pessoas

 

A abobrinha recheada, ou Kousa Mahshi, é um prato típico dos países oriundos do antigo império Otomano (Líbano, Síria, Egito, Turquia, entre outros países árabes, assim como  Grécia e Armênia), que tornou-se popular no Brasil graças à numerosa colônia sírio-libanesa presente no país.

Como é comum na rica culinária árabe, trata-se de um prato muito saboroso. O recheio – à base de arroz, carne e especiarias – é inserido cru nas abobrinhas para que cozinhem junto em um caldo de tomates.

A tarefa de remover o miolo das abobrinhas para rechear pode ser facilitada se você tiver um utensílio próprio, que pode ser encontrado em casas de produtos árabes, mas, na falta dele, uma faca afiada de lâmina fina pode dar conta do recado.

Ingredientes

abobrinha recheada

  • – 6 abobrinhas pequenas
  • – 300 g de capa de filé ou outra carne gorda moída (se for usar um carne menos gorda, adicione um pouco mais de manteiga para evitar que o recheio fique muito seco)
  • – 150 g de arroz
  • – 2 colheres de sopa de manteiga
  • – 1 maço de hortelã
  • – Sal a gosto
  • – Pimenta síria
  • – 2 dentes de alho
  • – 300 g de molho de tomate
  • – 1 cebola picada

 

Preparo

1. Em uma vasilha espaçosa, misture a carne moída, o arroz cru, um bom punhado de pimenta síria (aproximadamente 1 colher de sopa), o sal, os dentes de alho moídos, o hortelã picadinho (aproximadamente 2 colheres de sopa) e a manteiga. Misture até ter uma massa firme e homogênea. Reserve.

2. Corte a extremidade do pedúnculo. Caso a seja muito grande, retire um pedaço o suficiente grande  para que sobre pouco mais de um palmo, e cave a abobrinha cuidadosamente até retirar todo o miolo e as sementes.

3. Com a ajuda de um garfo, faça furos ao redor da abobrinha. Isto evitará que as abobrinhas rachem quando o arroz do recheio cozinhar e dilatar.

4. Cubra o funda da panela com azeite e refogue a cebola picada, com cuidado para não queimar.

5.  Disponha as abobrinhas no fundo da panela, acrescente o molho de tomate e adicione água suficiente para cobrir as abobrinhas. Deixe cozinhar a abobrinha recheada em fogo baixo até que o arroz e a carne moída estejam bem cozidos (aproximadamente 30 a 40 minutos).

abobrinha recheada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This