Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Spaghetti de abobrinha

Spaghetti de abobrinha

Dificuldade: baixa

Tempo de Preparo: Aprox. 40 min.

Serve 2 pessoas

Eu sou um cara chato que se apega a certas regras e tradições. É claro, portanto, que torci o nariz quando ouvi, pela primeira vez, esse negócio de macarrão de abobrinha. “Tem farinha?” , perguntei. “Tem ovo?”, continuei. “Então não pode ser macarrão”, logo concluí amparado pela melhor lógica cartesiana.

Acontece que eu não sou uma daquelas pessoas irritantes abençoadas que se matam de comer e nunca engordam.  Isto significa que infelizmente não dá pra comer macarrão o tempo todo. Isto tornou a promessa de um macarrão com baixíssimas calorias (e sem glutén) bastante promissora.

“Que eu tenho a perder?”, concedi antes de ir atrás de um tal espiralizador (afinal, um utensílio de cozinha com nome de arma de filme de ficção científica merece mesmo uma chance).

Surpreendentemente, o “spaghetti de abobrinha” ficou mesmo uma delícia. Talvez eu ainda tivesse um pouco de vergonha de pronunciar este nome na frente de uma Mamma (ou pior, de um nonno), mas o sabor é muito bom, a textura boa de mastigar, bem “al dente” e, principalmente, dá pra enrolar no grafo como o verdadeiro spaghetti.

Combinou perfeitamente com o molho de tomate simples e também com o molho pesto.

Aprovado e recomendado – inclusive pela minha nutricionista! Uma ótima receita, inclusive para vegetarianos, veganos e celíacos e mais uma prova de que a gente pode, sim, ser feliz na dieta.

spaghetti de abobrinhaIngredientes

  • 3 Abobrinhas Grandes
  • Sal
  • Água para cozinhar o spaghetti de abobrinha

Preparo

1. Lave bem a abobrinha.

2. Corte as extremidades.

3. Passe a abobrinha pelo espiralizador para formar o spaghetti de abobrinha. Corte aproximadamente a cada 25 cm. Por que 25 cm? Este é o comprimento ideal para conseguir enrolar o spaghetti no garfo na hora de comer, sem precisar utilizar a faca.

Nesta etapa, espiralizador pode ser substituído por um ralador bem grosso ou até mesmo por uma faca. Passe o ralador ao redor da abobrinha com cuidado para formar o spaghetti. Com a faca, corte fatias bem finas apenas na parte carnuda e firme da abobrinha (desprezando o miolo e as sementes) e, depois, corte tiras da espessura pretendida.

4. Coloque a abobrinha em um escorredor, salpique sal um bom punhado de sal (aproximadamente 2 colheres de sopa) e misture bem. O sal vai ajudar a desidratar as abobrinhas, que ficarão mais leves, além de não perder tanta água durante o cozimento.

5. Deixe o spaghetti de abobrinha descansar por, pelo menos, 30 minutos para perder o excesso de água.

6. Coloque a água para ferver e cozinhe a abobrinha na água fervente por um minuto. Você pode utilizar uma peneira de metal para evitar que a abobrinha se espalhe pela panela e fique mais difícil de escorrer.

7. Misture o molho de sua preferencia e sirva.

8. Nós usamos o molho de tomate simples, que é fácil de fazer e deixa o spaghetti de abobrinha muito leve. Outra sugestão é servir com o molho pesto.

spaghetti de abobrinha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This