Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Como identificar, controlar e evitar pragas na horta de casa

Como identificar, controlar e evitar pragas na horta de casa

Mesmo tomando todos os cuidados para previnir pragas, como  os que mencionamos nas 9 dicas para ter uma horta saudável, continuamos suscetíveis ao aparecimento de pragas na horta. Para melhor solucionar os problemas resultantes, é preciso aprender a reconhecer as principais delas e então aplicar a melhor solução.

 

Lagarta-rosca

Lagarta-rosca

Lagarta-rosca

De coloração verde a parda, podem chegar a 3,5 cm e se enrolam para se protegerem quando tocadas. Durante o dia ficam escondidas embaixo da terra e à noite saem para se alimentar. Cortam e comem as fohas mais rentes ao solo, prejudicando o crescimento da planta. Dependendo da fase de crescimento da planta, podem levá-la à morte. São encontradas quando se cava o solo ao redor das plantas a uns 10 cm de profundidade. Conforme as for encontrando, remova-as com a ajuda de uma pinça. Você também pode aplicar extrato de pimenta ou criar armadilhas com iscas atrativas para controlar esta praga.

 

Pulgões

Pulgões

Pulgão

É um pequeno inseto de coloração variada. Pode ser marrom, preto, branco, verde, cinza ou amarelo. Pulgões vivem em colônias e atacam de preferência brotações novas, raízes, folhas (por baixo, como na imagem ao lado) e caules novos e tenros. Os pulgões sugam a seiva da planta, enfraquecendo a parte atacada. Também são responsáveis por proliferar doenças e favorecer o desenvolvimento de fungos.

As colônias são fáceis de identificar, porque deixam manchas nas folhas e podem até atrofiar as plantas. Use cotonetes embebidos em álcool para remover manualmente os pulgões da planta. As joaninhas adoram comer pulões e são grandes aliadas no combate a esta praga. Os pulgões também podem ser controlados com a utilização de extratos de fumo ou sabão de coco. Você pode prepará-los em casa ou comprá-los prontos em lojas especializadas em hortas e jardins. Placas adesivas atrativas de insetos na cor amarela também ajudam no combate aos pulgões.

Cochonilhas

Cochonilhas

Também pequenas e com coloração variada, as cochonihas aparecem com frequência em hortas caseiras. Atacam frutos e ramos, mas se concentram preferencialmente na parte de baixo das folhas. Lá, sugam a seiva da planta, deixando as partes afetadas amareladas e retorcidas, prejudicando o crescimento das plantas. Mais uma vez, a joaninha será sua melhor aliada no combate a esta praga, pois ela também se alimenta de cochonilhas.

Como nem sempre temos joaninhas por perto, precisamos ter à mão outras opções. As cochonilhas quando adultas têm uma casca que as protege, inclusive de inseticidas, tornando a remoção manual ainda mais necessária. A remoção pode ser feita com um cotonete embebido em álcool, depois disso, se possível, transfira sua planta para um local seco e bem iluminado. Mesmo sendo menos eficaz você pode tentar utilizar soluções a base de sabão ou fumo que devem ser aplicadas direto sobre as colônias. Essas soluções podem ser preparadas em casa ou encontradas em lojas especializadas em hortas e jardins.

 

Acaros

Ácaro

Ácaros

Invisíveis a olho nu, estão em quase todos os lugares. Seu ataque é notado pela presença de teias finas como as de aranhas. Costumam atacar a face dorsal das folhas, brotos novos, flores e frutos, sugando os nutrientes da planta o que as deixa amareladas e faz com que murchem aos poucos.

Ao notar a presença dessas teias inicie aplicação diária de água sobre o local. Se isso não resolver, aplique uma solução a base de sabão de coco ou óleo de Neem, que pode ser encontrado em lojas especializadas em hortas e jardins.

Vaquinha

Vaquinha

Vaquinha

Inseto de cor verde com listras amarelas, em sua fase adulta comem as folhas deixando buracos. Também são portadores de vírus que prejudicam o crescimento da planta. Quando suas larvas atacam as raízes e caules, reduzindo a capacidade da planta de absorver água e nutrientes e propiciando a penetração de fungos no solo. Os danos causados pela vaquinha podem ser irreversíveis.

O controle das vaquinhas adultas precisa ser realizado desde o inicio da vida da planta, logo após a germinação da semente até o florescimento. Se você observar mais de dois insetos por planta inicie o tratamento e controle com inseticidas orgânicos como as soluções de óleo de Neem e placas adesivas atrativas de insetos na cor amarela. Ambas podem ser encontradas em lojas especializadas em hortas e jardins.

 

Tatuzinho, Lesma e Caracol

Tatuzinho

Tatuzinhos

Lesma

Lesma

Caracol

Caracol

Possuem o corpo mole e, por onde passam, deixam rastro brilhante. Durante o dia são encontrados debaixo de tábuas, tijolos, latas e outros entulhos deixados na horta. Se alimentam das folhas, deixando-as enfraquecidas. Você pode removê-los manualmente, com a ajuda de uma pinça ou usar armadilhas como cascas de batata ou laranja. As cascas atraem essas pragas e assim que forem atacadas jogue sal para eliminar os invasores. O sal não deve ser jogado sobre o solo, pois prejudica a terra ao neutralizar seus nutrientes.

 

Formiga lava-pés

Formigas lava-pés

Formigas lava-pés

Incomodam mais quem trabalha na horta do que as próprias plantas. São conhecidas por suas picadas dolorosas e ardidas. São um problema ainda maior para as pessoas alérgicas. Essas formigas transitam em muitos lugares e por isso podem carregar doenças que também afetam a nos humanos.

As lava-pés vivem em colônias e o controle mais eficaz é feito direto no formigueiro. Uma forma de controlá-las é utilizando uma solução de água (90%) com água sanitária (10%), jogue sobre a colônia no final do dia. Aplique a cada dois dias até que a colônia seja contida.

 

Lagartas

Lagartas

Outras Lagartas

Proliferam-se com rapidez e se alimentam das partes aéreas da planta, deixando buracos nas folhas e nos frutos. Para combatê-las, recomenda-se a remoção manual ou com uma pinça. No caso de  não conseguir localizá-las, basta revolver a terra em volta da planta para que fiquem expostas ao sol. Aqui valem as mesmas dicas sobre controle de lagartas-rosca.

 

 

Tripes

Tripes

Tripes

As larvas de tripes causam danos às plantas ao sugarem sua seiva e rasparem as frutas, flores e folhas. Os tripes adultos transmitem doenças que podem levar à morte da planta. Ao ser atacada por tripes a planta fica com as folhas pálidas e manchadas, podendo morrer. Os tripes adultos são minúsculos (0,5 a 13 mm) e de cor escura quase preta e com dois pares de asas. Quando jovens tem a cor parda. Para se ver livre dos tripes você pode utilizar placas adesivas atrativas de insetos na cor azul ou soluções a base de sabão.

 

O melhor é sempre prevenir tomando todos os cuidados necessários para manter sua horta livre de insetos (menos as abelhas e joaninhas!) e outras pragas. Quando for preciso entrar em ação e se livrar de alguns insetos, tome cuidado com os produtos que vai utilizar, verifique sua composição para ter certeza de que são produtos orgânicos, adquira os produtos em locais especializados e de confiança e fique atento se o produto utilizado interditará sua horta por algum período. Afinal de contas, o mais importante é manter você e sua família saudáveis e felizes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This