Menu de navegação das páginas

Dicas para plantar sua horta de modo divertido, saudável, delicioso e dando muito menos trabalho do que imagina

‫‫

Bruschetta

Bruschetta

Dificuldade: baixa

Tempo de Preparo: Aprox. 30 min.

3 bruschettas para cada tomate médio

A bruschetta, ou simplesmente brusqueta no Brasil, é um típico prato dos camponeses italianos  que ganhou as mesas de todo o mundo. Nascida da necessidade de consumir o pão amanhecido, que fica mais duro, a bruschetta é feita  do pão torrado com azeite de oliva, sal e esfregado com alho.

A esta base pode-se acrescentar toda uma infinidade de complementos, sendo que o mais tradicional é servi-la com tomate e manjericão.

Trata-se de uma excelente opção de entrada, porque é simples de fazer e todo mundo adora. Você pode, inclusive deixar os ingredientes preparados antes. Na hora de servir, basta levar ao forno (Passo 8 abaixo).

O segredo de uma boa bruschetta é o cuidado na seleção dos ingredientes. Os tomates devem ser maduros para dar à bruschetta um sabor adocicado, sem amargor ou acidez, e uma cor vermelha intensa. O manjericão deve ser fresco, de preferencia colhido na hora para apresentar o máximo de aroma e sabor. Por fim, é essencial escolher um bom azeite de oliva que integre e destaque o sabor dos demais elementos.

Brusqueta. IngredientesIngredientes

  • – Pão Italiano
  • – Tomates maduros
  • – 1 maço de manjericão
  • – 1 dente de alho
  • – Azeite de oliva
  • – Sal a gosto

Preparo

1.  Lave e seque bem as folhas do manjericão. Tenha em mente que esta erva é bastante sensível e deve ser lavada com bastante delicadeza. Dependendo de onde fica sua horta (se não acumula poeira e poluição), você pode limpar as folhas suavemente com um pano úmido.

2. Lave os tomates, retire os pedúculos, e corte em cubos de aproximadamente 1 cm. Os cubos devem ser grandes o suficiente para ter que mastigar, mas não tão grandes que tornem difícil morder a bruschetta.

3. Em uma vasilha funda, regue abundantemente os tomates com azeite de oliva, acrescente o manjericão picado, ajuste o sal e misture bem todos os ingredientes.

4. Cubra a vasilha com um papel filme e deixe descansar por pelo menos uma hora para que os tomates absorvam o sabor de todos os temperos.

Os tomates devem ser servidos a temperatura ambiente. Se for demorar para servir, você pode colocar na geladeira para conservar, mas é importante lembrar de tirar com antecedência.

5. Corte o pão em fatias grossas entre 1,5 cm e 2 cm e posicione as fatias em uma assadeira.

6. Descasque o dente de alho e corte ao meio.

7. Passe a face cortada do dente de alho nas fatias de pão. Isto dará ao pão um leve sabor de alho. Basta passar o alho uma vez por toda a superfície do pão. Não é necessário fazer força, nem passar mais de uma vez, o que poderá tornar o sabor de alho muito predominante e deixar a bruschetta pesada. Confia em mim, só uma vez será suficiente.

8. Na hora de servir, coloque a assadeira no forno baixo (180º C), que deve ter sido pré-aquecido. Retire quando as fatias de pão estiverem levemente tostadas.

É importante prestar atenção para o ponto do pão. Se estiver muito seco torrado, a bruschetta vai quebrar e desmontar quando for cortada ou mordida. Se não estiver suficientemente torrado, a bruschetta vai ficar encharcada com os líquidos do tomate e corre o risco de empapar.

Quando o pão está no ponto correto você sente que a parte de cima está suficientemente tostada para não encharcar, mas o miolo ainda está macio se pressionado.

9. Após retirar o pão do forno, espalhe os tomates sobre as fatias com uma colher, juntamente com o azeite do tempero e sirva imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‫‫
‫‫‫‫‫‫‫

Pin It on Pinterest

Share This